INTERACT: Desenvolvendo Líderes, Voluntários e Amigos

Desde sua criação em 1962, o Interact tem se destacado como um programa do Rotary direcionado a jovens entre 12 e 18 anos. Sob a supervisão dos Rotary Clubs, os clubes de Interact se tornam espaços de desenvolvimento de liderança, descoberta do voluntariado e construção de amizades significativas.

Atualmente, o Interact está presente em 145 países, contando com cerca de 343 mil integrantes distribuídos em 14.911 clubes, conforme dados do portal Rotary.org.

Conversamos com Samuel Neivel, presidente do Comitê Executivo de Rotarianos da MDIO Interact Brasil, entidade que representa os mais de 430 clubes de Interact do país, compreendendo aproximadamente 5.600 integrantes.

O Interact não apenas proporciona amizades e crescimento pessoal, mas também oferece aos jovens a oportunidade de impactar positivamente suas comunidades por meio do voluntariado.

Samuel Neivel ressalta que os participantes do Interact são mais do que jovens de 12 a 18 anos; eles são agentes conscientes de mudança, comprometidos em transformar realidades sociais. O programa incentiva a participação na luta pela erradicação mundial da poliomielite e motiva o engajamento de novos jovens, estimulando-os a fundar novos clubes e a cultivar valores éticos no dia a dia.

Exemplos recentes de projetos comunitários desenvolvidos por Interact Clubs brasileiros demonstram o impacto positivo que essas iniciativas têm nas comunidades locais.

Um exemplo é o projeto “Hidratando o Futuro” do Interact Club do distrito 4640, que protegeu três nascentes em comunidades carentes, proporcionando acesso a água potável. Outro caso é o projeto do Interact Club de Dom Pedrito-Ponche Verde, no distrito 4780, que ensina idosas do Grupo Aconchego a utilizar celulares, promovendo a inclusão digital e o fortalecimento dos laços intergeracionais.

Para Samuel Neivel, o Interact foi fundamental em sua trajetória pessoal e profissional. Ele destaca que as oportunidades e experiências adquiridas ao longo de sua participação no programa foram essenciais para seu engajamento posterior no Rotaract e no Rotary, permitindo-lhe alcançar diversas realizações, como presidir a Rotaract Brasil e fundar um novo clube de Rotary.

Neivel enfatiza a importância de proporcionar oportunidades aos jovens e despertar neles o espírito de solidariedade, reconhecendo o papel transformador que o Interact desempenhou em sua própria vida.