O sucesso de um clube depende de diversos fatores, como um quadro associativo forte, ativo e voltado aos serviços humanitários.

Barry Rassin

Presidente do Rotary International 2018-19

Em fevereiro de 1959, Ottorino Dal-Gé, companheiro do Rotary Club de São Paulo – Oeste, propôs a seu presidente Frederico Jacob e ao Governador do Distrito, Alfonso Vidal a fundação do Rotary Osasco.

Ottorino era diretor industrial da Cerâmica Hervy e possuía muitos amigos e, sendo assim, o primeiro passo para a empreitada foi visitar os companheiros. Dentre eles, Vasco da Rocha Leão e outros vinte e nove cidadãos, que participaram do primeiro encontro na sede da Associação Atlética Floresta.

A reunião, dirigida nos moldes usuais do Rotary, transformando-se em assembleia geral, que elegeu uma comissão encarregada da direção provisória para a formação do novo clube. Por aclamação, o grupo escolheu como presidente, o companheiro Edmundo Campanha Burjato.

Participaram deste momento histórico, membros de outros clubes, como o governador Jose Arouche de Toledo, do RC de Mogi das Cruzes e presidente da Comissão Distrital de Extensão e Expansão Rotária: o presidente do RC de São Paulo – Oeste, Fredenico Jacobi o representante especial do Governador Vidal, Arthur José Weingand: o presidente eleito do clube padrinho, Francisco Mormano, além dos companheiros do RC São Paulo – Oeste, Francisco Melloni, Ottorino Dal-Ge. Milton Almeida de Freitas, Gulherme Onneger, Luiz Kirchner, e Romeu Cuocolo Sobrinho.

Em 13 de março de 1959, o clube foi instalado provisoriamente, num ato que contou com as presenças do Governador José Arouche de Toledo, que presidiu a reunião e também dos companheiros do Rotary Club de São Paulo – Oeste, Arthur José Weigand, Francisco Mormano, Ottorino Dal-Gé e Romeu Cuocolo Sobrinho.

Passados três meses do período provisório, o Rotary Internacional outorgou a carta de admissão do Rotary Club de Osasco, em 22 de maio de 1959. A festa de outorga aconteceu no dia 19 de junho, com a presença de 400 convidados, entre rotarianos de diversos clubes da região metropolitana e autoridades. A reunião foi preparada de acordo com o protocolo do companheiro Heber Ferraz, sob a supervisão de Arthur Weigand, e iniciada com o desfile das bandeiras, tendo Fortunato Antiório como mestre de cerimônia.

O governador Alfonso hasteou a bandeira nacional e empossou Edmundo Campanha Burjato como presidente do clube. Este, por sua vez, deu posse aos demais membros do Conselho Diretor e, em seu pronunciamento, enalteceu as qualidades de cada um dos rotarianos recém investidos, agradeceu a colaboração dos companheiros do Rotary Club São Paulo – Oeste e comprometeu-se à trabalhar pelo engrandecimento da causa rotária.