O Intercâmbio de Jovens promove a cada participante oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes.

Com duração de até 12 meses nesta Modalidade Longa Duração, destina-se a jovens brasileiros que estejam cursando o ensino médio e tenham idade entre 15 anos completos e 18 anos incompletos, no momento do seu desembarque no exterior.

Os Rotary Clubs patrocinam o programa em mais de 100 países, transformando os nossos jovens em verdadeiros cidadãos do mundo.

O intercâmbio de longa duração cobre todo o ano letivo. Os participantes moram com diferentes famílias anfitriãs e estudam em escolas locais. Já o de curta duração pode durar de alguns dias a até três meses e é geralmente estruturado como excursão, estadia em casas de família ou acampamento de jovens no período das férias

Quais são os beneficios?

Expandindo Horizontes e
Promovendo a Paz

O Intercâmbio de Jovens oferece uma experiência enriquecedora que vai além da simples aprendizagem acadêmica, promovendo a paz e a compreensão global.

Aprendizado de idiomas

Participar de um intercâmbio permite que os jovens aprendam novos idiomas de maneira prática e imersiva. Essa habilidade linguística não só é valiosa para a comunicação global, mas também ajuda a construir pontes entre culturas e pessoas de diferentes origens.

Experiência multicultural

O intercâmbio de jovens oferece a oportunidade de conhecer outras culturas, viver com famílias anfitriãs locais e interagir com pessoas de diferentes origens. Isso ajuda a desenvolver uma compreensão mais profunda da diversidade cultural e a promover a tolerância e a paz.

Ampliação de horizontes

Viver e estudar em um país estrangeiro oferece uma perspectiva única do mundo, ampliando os horizontes dos participantes. Isso os expõe a novas ideias, estilos de vida e desafios, ajudando-os a crescer pessoal e intelectualmente.

Criação de cidadãos globais

Os participantes desenvolvem uma maior consciência das questões globais, como paz, cooperação internacional e responsabilidade social. Isso os inspira a se tornarem agentes de mudança e promotores da paz em suas comunidades e no mundo.