RYLA: Um Programa Versátil com Foco nas Habilidades de Liderança

Pela 12ª vez o Rotary Club de Goiânia-Anhanguera, em Goiás, pertencente ao distrito 4530, reuniu jovens em um Prêmio Rotário de Liderança Juvenil, ou Ryla, um dos programas estruturados do Rotary para a juventude com o propósito de despertar habilidades de liderança ao mesmo tempo que os participantes fazem amigos e se divertem.

O Círculo de Apoio à Aprendizagem Profissional (Camp) de Goiânia foi a instituição escolhida para receber o evento, dividido em dois dias (a programação foi concluída na tarde da sexta-feira seguinte), com a participação de 65 adolescentes na faixa etária de 14 a 16 anos.

“As inscrições foram abertas não tendo nenhum tipo de seleção”, conta Laimar Lélis, presidente da Comissão de Projetos Humanitários do clube. “Foi considerado o interesse de cada aluno em participar.”

Em 2019-20, o Camp de Goiânia já havia recebido uma edição de Ryla. O interesse e o apoio manifestados pelos diretores e professores da instituição, que já conheciam o trabalho do Rotary no mundo, além do entusiasmo dos próprios alunos ao serem informados do objetivo do evento, incentivaram o clube a retornar.

É que uma das metas do Goiânia-Anhanguera com esse Ryla é fundar um clube de Interact. “Foi programado um evento dinâmico e com muita informação sobre Rotary, voluntariado, compromisso [dos jovens] com a sociedade e com suas próprias vidas, mostrando aos alunos a importância de estarem em grupos seguros”, diz Laimar.

Para realizar o Ryla, o clube firmou algumas parcerias. O distrito contribuiu com parte da alimentação e a premiação para os projetos classificados em primeiro e segundo lugar, a Casa da Amizade Anhanguera ofereceu a premiação ao terceiro lugar e o Rotary Club de Goiânia-Anhanguera se responsabilizou pela divulgação nas redes sociais, equipamento de som, banner, material de papelaria e certificados.

“Após a realização de 12 Rylas, nosso clube já conseguiu fundar um clube de Rotaract [que se mantém em atividade] e deixar uma sementinha do que o Rotary faz no mundo em cada um desses alunos que participaram ao longo dos anos”, Laimar comemora.

“Estamos trabalhando para iniciar um Interact, preparando os jovens para serem futuros rotarianos, ou pessoas melhores.”

Organizados localmente por Rotary Clubs e distritos, os Rylas são voltados a pessoas de 14 a 30 anos de idade e podem ter diferentes formatos, como seminários de um dia, retiros de três dias ou acampamentos de uma semana.

A programação costuma incluir apresentações, atividades e workshops relacionados a diversos tópicos. Em São Paulo, por exemplo, o Rotary Club de Ribeirão Preto, do distrito 4540, realizou um Ryla em que 52 alunos da Fundação Educandário Coronel Quito Junqueira, na faixa etária de 14 e 15 anos, participaram de uma palestra e visitaram os laboratórios de anatomia e microscopia do Centro Universitário Barão de Mauá em 17 de novembro de 2023.

Organizado em parceria com o projeto Ver para Crer, do curso de medicina, o evento visou a educação e a prevenção de comportamento de risco em jovens. Para isso, a palestra, ministrada por estudantes de medicina, abordou temas como má postura e sedentarismo, entre outros, e a visita aos laboratórios incluiu uma aula prática.