Transformando a Juventude que Transforma o Mundo

O impacto positivo que o Intercâmbio de Jovens, o Interact e o Ryla causam nas novas gerações – e por que seu clube tem muitas razões para apoiá-los.

Desde suas origens, o Rotary atua para capacitar os jovens e ajudá-los a desenvolver habilidades de liderança, ampliar seus conhecimentos e trabalhar por um mundo melhor por meio do voluntariado.

Algumas dessas iniciativas estão estruturadas em forma de programas. Nesta reportagem, mostramos como três deles (o Intercâmbio de Jovens, o Interact e o Ryla) são uma experiência marcante na vida de seus participantes.

“Sempre foi meu sonho fazer um intercâmbio”, conta Eduarda de Andrade Müller, na foto acima, há oito meses estudando na Alemanha.

“Este ano mudou minha vida. Conheci pessoas maravilhosas, culturas incríveis e lugares inimagináveis. Graças a essa oportunidade maravilhosa, sinto que amadureci e evoluí muito como pessoa”, diz a jovem de 18 anos.

Eduarda é uma das muitas pessoas que, há gerações, tiveram a vida impactada pelo Intercâmbio de Jovens, programa do Rotary criado a partir de uma iniciativa lançada por clubes europeus na década de 1920.

Depois de um grande impulso nos anos 1950, em 1972 o Intercâmbio passou a ser adotado pelos clubes do mundo inteiro por sugestão do Conselho Diretor do Rotary International. A chegada do programa ao Brasil ocorreu no final da década de 1960.

Patrocinado por Rotary Clubs de mais de 100 países, o Intercâmbio abre as portas do mundo a jovens com idades de 15 a 19 anos. Eles participam da modalidade de longa duração, que dura todo o ano letivo (período em que os participantes moram com diferentes famílias anfitriãs e estudam em escolas locais), e de curta duração, que pode durar de alguns dias a até três meses (neste caso, a viagem costuma ser estruturada como excursão, com estadia em casas de família ou acampamento de jovens no período das férias).

Durante o intercâmbio no exterior, os jovens têm a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes. “Criei uma teia de contatos mundial, tenho amigos em todos os continentes e estou falando quase quatro línguas”, comemora Eduarda Müller.

O sonho dela foi concretizado por meio do programa Jovem Destaque, uma iniciativa criada e mantida pelo distrito 4730, que cobre parte do Paraná, para permitir que estudantes de famílias sem recursos possam participar do Intercâmbio, que também tem a missão de formar cidadãos planetários e promotores da paz.

“Mal posso esperar para retribuir essa oportunidade, ajudando outros jovens a conquistar seus sonhos e fazendo do mundo um lugar melhor”, planeja Eduarda.