A importância de habitações adequadas

Por Anne Myers, diretora sênior de campanhas de sensibilização, Habitat para a Humanidad

Você sabia que mais de 1,1 bilhão de pessoas ao redor do mundo vive em favelas ou em outros assentamentos informais? Este número altíssimo é inaceitável, pois são muitas crianças, mães e idosos vivendo em moradias instáveis e inseguras. Além deste problema, o fornecimento de serviços básicos nessas comunidades, como água limpa, saneamento e energia elétrica, é extremamente limitado.

Aqueles que moram em situação irregular vivem sob a ameaça de serem despejados, e precisam enfrentar os perigos oriundos das mudanças climáticas, como enchentes e secas. O número destes riscos continuará aumentando se as medidas necessárias não forem tomadas.

Mas nem tudo é desesperança. Juntos, nós podemos fazer algo a respeito disso. Em maio, a Habitat para a Humanidade lançou a campanha Home Equals para influenciar a aprovação de normas que viabilizem o acesso equitativo à habitação, de forma que aqueles que moram em lugares informais passem a viver em moradias seguras.

Quando o governo prioriza a melhoria das condições habitacionais em lugares precários de forma maciça, os ganhos econômicos e de desenvolvimento humano são uma consequência. O primeiro relatório do tipo emitido pela Habitat junto com o seu parceiro em pesquisas, o Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, aborda os benefícios que seriam possíveis — em termos de produção econômica, renda, saúde e educação — com esta melhoria das condições habitacionais. Os números do relatório são animadores:

O PIB e a renda per capita aumentariam em até 10,5% em alguns países.
Em nível global, 730.000 vidas seriam salvas. Este número é maior do que o de mortes que seriam prevenidas anualmente com a erradicação da malária!
Mais 41,6 milhões de crianças estariam na escola.
Uma moradia adequada equivale à saúde, equivale à segurança e equivale a um futuro melhor.

Pare e reflita sobre a sua experiência com habitação. Quais desafios você enfrentou e quais foram os impactos na sua vida? Ou, caso você tenha tido a sorte de sempre ter tido um lar estável e seguro, quais foram as oportunidades que se apresentaram a você por conta disso?

A habitação exerce papel fundamental na nossa vida. Conte um pouco das suas experiências no campo de comentários abaixo e compartilhe fotos nas mídias sociais usando a hashtag #HomeEquals para fazer parte desta campanha global. Juntos, nós podemos fazer a diferença!

A parceria do Rotary International com a Habitat para a Humanidade possibilita a clubes e distritos do Rotary empoderar as comunidades por meio do acesso a moradias adequadas e econômicas, serviços de água e saneamento, práticas de higiene e treinamento para aumentar as chances de as pessoas obterem emprego.

Contate a Habitat para a Humanidade para colaborar em projetos locais e conheça mais a parceria Rotary-Habitat para a Humanidade.